Dentes Siso ou Dente do Juízo

O nascimento de um dente do siso, apesar de ser um processo natural, muitas vezes pode gerar uma série de problemas e desconfortos. Além de dor, pode ocasionar o apinhamento da arcada dentária, inflamações, cistos, tumores e até lesões cariosas. 

A erupção destes dentes normalmente ocorre entre as idades de 17 a 21 anos, sendo que cada pessoa possui quatro dentes sisos, dois na parte superior da boca  e dois na inferior. 

Descubra um pouco mais sobre o que são esses dentes e o que fazer quando começarem a nascer!

O que é um dente do siso?

Um dente do siso é aquele que nasce atrás da arcada dentária existente. Eles formam o último conjunto de molares. 

O nome popular “siso” ou “dente do juízo” é conferido devido ao fato de irromperem na boca no final da adolescência ou próximo aos vinte anos, quando o jovem atinge mais maturidade.

Problemas relacionados ao siso

Em alguns casos, esses dentes podem ser um trunfo valioso para a boca quando saudáveis e devidamente alinhados, mas na maioria das vezes, eles estão mal posicionados e precisam ser removidos. 

A posição e o ângulo desfavorável para a sua erupção pode causar danos aos dentes adjacentes, ao osso circundante, e aos nervos localizados próximos a ele.

Os dentes do siso também podem estar impactados. Isso acontece quando o dente não consegue nascer ou irrompe parcialmente na boca devido ao seu tamanho e ausência de espaço adequado para a sua acomodação. 

A erupção parcial dos sisos permite uma abertura para a entrada de bactérias ao seu redor, o que pode causar uma infecção que resultará em dor, inchaço e dificuldade de abertura e fechamento da boca. 

Um dente do siso parcialmente irrompido também é mais propenso ao aparecimento de cáries e desenvolvimento de doenças da gengiva devido à sua localização de difícil acesso da escova e do fio dental, resultando em uma saúde bucal precária.

Extração do dente do siso

É recomendado que um dente do siso seja extraído antes mesmo de desenvolver qualquer tipo de problema. Dessa forma pode-se evitar extrações dolorosas e complicadas. 

A remoção pode ser mais fácil em pacientes jovens, durante o estágio inicial de formação das raízes desses dentes.

Para as cirurgias de extração do sisos é realizada uma anestesia local, com efeito sobre toda a região onde o dente está localizado. Após isso, uma sequência de técnicas é utilizada para a remoção do siso da forma mais tranquila possível para o paciente. Caso o dente ainda não tenha nascido, deverá ser necessária também a remoção de gengiva e do osso na região que recobre o dente. Em qualquer uma das situações, as recomendações pós-operatórias são parecidas e, se seguidas corretamente, garantem uma recuperação rápida após a cirurgia.

É comum que, em uma mesma cirurgia, sejam removidos dois sisos (um superior e um inferior) de um mesmo lado da boca. A duração da cirurgia de extração dos sisos varia conforme alguns fatores, mas em média leva cerca de 45 minutos.

Este website utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Política de privacidade.